domingo, 13 de junho de 2010

Dica 1: Meio Ambiente

Lixo... o que fazer com ele?

Lixo, são restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis. O lixo contribui para a poluição visual, do ar, do solo e da água. Degrada a fauna e a flora, nas cidades provoca enchentes e se mal estocado pode provocar doenças diversas, transmitidas por pragas, insetos ou animais cuja cadeia alimentar se faz no lixo.

Os bons hábitos começam em casa, mas todos nós sabemos que é necessário em toda e qualquer escola, o acompanhamento dos estudantes por uma equipe multidisciplinar, treinada para trabalhar as questões ambientais, fortalecendo assim a sensibilização e posteriormente a conscientização sobre os problemas ambientais que nos acercam.

Seguem aqui descritas algumas práticas para a redução do lixo, gerado em nossas atividades diárias, que por mais que representem ser básicas e pouco argumentadas, podem fazer a diferença.

Os 3 R’s de um bom cidadão.


Reduzir: diminuir a quantidade de lixo gerado, nos adaptarmos pela aquisição de produtos reutilizáveis, como, guardanapo de pano, sacolas de pano para as compras. Precisamos também pensar bem antes de comprar qualquer produto, será que realmente preciso? Eu poderia levar um pouco mais esse mês e reduzir o lixo gerado no mês seguinte.

Reutilizar: usar a mesma embalagem varias vezes, usando a imaginação podemos adaptar embalagens de produtos as nossas necessidades diárias, um pote de pepino por exemplo pode virar uma conserva de cebola, um porta canetas, um recipiente para armazenar sal, açúcar, café, entre outros materiais.

Reciclar: reciclagem é um processo industrial pelo qual um determinado produto antes tido como inútil (lixo) é transformado em matéria prima para confecção de outros produtos. Devemos coletar nosso resíduo doméstico, escolar e enviar para as usinas de reciclagem ou entregar a catadores.

Coleta Seletiva do “Lixo”

Nossos resíduos devem ser separados em três recipientes, lixo seco (papel, plástico, vidro e metal), lixo orgânico (restos de comida, cascas de frutas) e lixo contaminado (papel higiênico, curativos).

O lixo seco que não for reutilizado deve ser mandado para as usinas de reciclagem, o lixo orgânico pode ser utilizado para tratar animais (desde que sejam alimentos frescos, sem bolor, mofo, etc) ou utilizados para compostagem (produção de adubo orgânico) e os lixos contaminados devem ser enviados para o aterro sanitário, onde terão seus devidos tratamentos.

Lembrem-se, o "Planeta está em nossas mãos, é nossa responsabilidade o que ele será amanhã".

Espero ter colaborado.

Jefferson F. dos Santos
Biólogo, especialista em Gestão Ambiental.
Contato: jeffbio@uniplac.ne
t

"Responsabilidade Ambiental, um dever de todos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário