terça-feira, 30 de abril de 2013

Ótimo Dia do Trabalhador aos funcionários e alunos da Escola Itinerante


O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. 
Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Preparativos para o Dia das Mães

Na localidade de Rancho de Tábuas, os alunos do Ensino Fundamental, com o auxílio dos Professores, estão em ritmo acelerado na confecção dos presentes para o Dia da Mães, bem como, na organização da Homenagem.

Certamente as mães ficarão muito orgulhosas ao receber as lembranças feitas pelos próprios filhos!!

A comemoração do Dia das Mães na localidade de Rancho de Tábuas será no dia 09/05/13 (quinta feira) Até lá, ainda há muito trabalho pela frente...








sexta-feira, 19 de abril de 2013

A difícil tarefa de estudar e trabalhar no campo...


No último fim de semana, dia 13/04/13, o Jornal Correio Lageano publicou como matéria de capa, reportagem especial sobre a difícil tarefa de estudar no campo.

A repórter Suzani Rovaris e sua equipe acordaram cedinho e vivenciaram a rotina árdua de quem trabalha e de quem estuda no campo.
Visitaram a localidade de Rancho de Tábuas, uma das mais distantes atendidas pela Escola Itinerante, foram recepcionados com um delicioso café coletivo, e assim puderam conhecer as histórias de vida de professores e estudantes.

As aulas em Rancho de Tábuas e em outras localidades (exceto na Fazenda do Baú, Coxilha Rica, que possui uma unidade escolar) acontecem nos salões de Igrejas, dentro do mesmo espaço ocorrem as aulas do ensino fundamental e médio. “Cada turma fica em um canto do salão com seu respectivo professor, mas essa disposição não é sinônimo de bagunça. Pelo contrário, o ambiente é totalmente organizado”, observa Suzani na reportagem.

Essa organização se deve ao fato da atenção total dos alunos ao professor, cada turma foca nos ensinamentos de seu professor. Demonstrando assim, respeito mútuo, ética e partilha.

A dedicação dos professores e estudantes é reconhecida pelas notas do ENEM, tendo ficado na 3ª colocação no ano de 2012, superando escolas particulares e estaduais.

O resultado também é percebido quando os alunos terminam o ensino médio, a grande maioria continua seus estudos, inclusive nas áreas relacionadas a educação, voltando a fazer parte da equipe da Escola Itinerante na condição de professores.

Além das aulas regulares, os estudantes da escola Itinerante participam de atividades extracurriculares, inclusive com viagens a outras cidades, proporcionando o complemento de estudos.

Como tudo começou...

A reportagem realizou um breve histórico da escola, ressaltando o motivo do surgimento da escola no campo, primeiramente na localidade de Santa Terezinha do Salto, no início os alunos eram pessoas adultas, pais e mães de família, hoje em dia as turmas estão ajustadas às idades dos alunos, porém, é normal a presença de adultos estudando entre os jovens e adolescentes.
E assim mais um dia de trabalho se encerra no interior, cada um volta para suas casas, seus familiares, seus afazeres, e no dia seguinte todos madrugam outra vez. Esta é a realidade dura mas prazerosa da vida de quem estuda e trabalha no campo.