quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Médicos veterinários da CIDASC na EMEF Itinerante de Lambedor

No dia 20/09/13 na localidade de Lambedor, a  professora de biologia Janete Camargo, organizou uma palestra sobre as zoonoses que acometem o ser humano, que em muitas vezes não sabem como se prevenir.E em outros não se dão conta que estão em situações de risco. 

Com essa intenção os veterinários da Cidasc esclareceram as dúvidas dos alunos, passaram informações diversas,sendo pela sua prática no cotidiano ou em casos estudados; todos com riqueza de conteúdo: com fotos, vídeos e números.

Enfim, os alunos se mostraram muito interessados e esclarecidos, pois acredita-se que a prevenção ainda é a melhor coisa a se fazer.

Exiba P9200692.JPG na apresentação de slides 

Exiba P9200693.JPG na apresentação de slides 

Exiba P9200689.JPG na apresentação de slides 

Exiba P9200690.JPG na apresentação de slides

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Exemplo de Conscientização Ambiental


"No mês da conscientização ambiental, a  aluna Maria Vitoria Rister de Oliveira do 6º ano da localidade de Santa Terezinha, mostrou que informação é tudo...principalmente conhecimento. Redigiu o texto abaixo, na aula de Ciências (Profª Deise), o qual foi digitado na íntegra sem correções ortográficas ou gramaticais. Quando indagada sobre sua produção textual ela respondeu: - Assisto muito jornal.
Parabéns Maria Vitória! 



Preservação do meio ambiente

Já estamos no século XXI e a maioria da população ainda não tem consciência ou ignoram a preservação do meio ambiente.
Os graves problemas ambientais que estão atingindo a planeta Terra como, a produção excessiva  de lixo, a poluição, o aquecimento global, o desmatamento acelerado e a extinção de espécies tem aumentado a cada dia a preocupação  com o presente e o futuro da humanidade.
O excesso de lixo é um dos principais problemas gerado pela sociedade atual, observado nas grandes cidades. Essa produção de lixo é tão grande que em breve  não haverá mais locais disponíveis para armazená-lo. Por isso devemos aprender a ter o hábito de reduzir, reutilizar e reciclar os lixos.

As queimadas também, são proibidas mas ainda continuadas por uma técnica antiga que utiliza o fogo para retirar a vegetação de uma área, onde geralmente se pratica a agricultura ou a pecuária. No entanto as agressões que ela provoca ao meio ambiente são maiores do que seus benefícios.



sexta-feira, 7 de junho de 2013

Dia da Família na Escola

Aconteceu no dia 24 de maio de 2013, na EMEF Itinerante Maria Alice Wolff Souza na localidade de Rancho de Tábuas, núcleo IV, o “Dia da Família na Escola”.

O evento teve início à 08h com a chegada dos alunos e familiares (pais, filhos, avós, etc.) que foram recepcionados pelos professores e alunos do Ensino Médio.

Foi realizado neste dia várias atividades, tais como: roda de chimarrão, torneio de laço de vaca parada, torneio de dominó entre pais e filhos.

Realizou-se ainda “Um dia de beleza na escola” para às famílias com corte de cabelo, pintura, escova, manicure e maquilagem.

Às 12h foi servido o churrasco, sobremesas, etc. Às 15h houve o lanche, com bolo e demais quitutes.

Foi realizada uma homenagem para a “Família”, em que o gestor Antonio Celio de Moraes salientou a importância da família na escola, para que haja uma interação entre pais, filhos, professores, motoristas e agentes de serviços gerais, enfim, juntos somos mais e lutamos por seres pensantes, criativos e participativos na escola.


Participaram deste evento em torno de setenta pessoas, que elogiaram a organização de toda a equipe do núcleo IV do Ensino Médio.    

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Jantar de despedida da Diretora Auxiliar ANETI

No dia 16/05 os profissionais da EMEF Itinerante Maria Alice Wolff Souza, realizaram um jantar em homenagem pela aposentadoria da Diretora Auxiliar Aneti de Fátima Ramos.

Após anos dedicados à Secretaria da Educação de Lages, chegou a hora do merecido descanso...

Com toda certeza, os profissionais da escola sentirão muito a falta desta amiga, companheira do dia a dia!















quinta-feira, 23 de maio de 2013

Homenagem do Dia das Mães na localidade de Rancho de Tábuas

Foi numa manhã gelada em que os alunos do Ensino Fundamental de Rancho de Tábuas, juntamente com os professores, homenagearam as mães, com apresentação de um vídeo, além de música cantada por todos os alunos. O encontro serviu para estreitar laços entre escola e comunidade. 

A homenagem foi acompanhada pelos integrantes da comunicação social da Prefeitura do Município de Lages, que puderam presenciar a realidade vivenciada pelos alunos do campo. 

Segundo a professora Diovana Assoni, ações como esta são fundamentais para a integração entre a comunidade e o ambiente escolar. “Abordamos assuntos relacionados aos estudantes e a comunidade, que se mostra bastante ativa em todos os trabalhos desenvolvidos”, disse.








sexta-feira, 17 de maio de 2013

Atividade pedagógica com os estudantes do Ensino Médio da EMEF Itinerante Maria Alice Wolff Souza – Núcleo III – Localidade de Fazenda do Baú.


O objetivo desta atividade visou proporcionar aos estudantes o conhecimento “in loco” da Usina Tractebel Energia – Unidade de Co-geração Lages.

Diante da atual necessidade energética populacional vê-se a importância do conhecimento e uso de formas alternativas de energia com base nisso justifica-se a visita a uma usina de biomassa com responsabilidade social, ambiental e sustentável.

A atividade realizou-se dia 30/04/2013, teve a participação das professoras Indhira A. Pilar (química), Janete Camargo (biologia), Marli Paes (Geo/his/filos/socio) e Vânia Rocha (port/inglês).

Inicialmente, após a chegada dos estudantes à usina houve a apresentação de um vídeo explicativo sobre o funcionamento da mesma, demonstrando as etapas dos processos de transformação de energia, seguida por discussão a respeito do assunto e esclarecimento das dúvidas. Logo após ocorreu a visita monitorada pelo técnico de operações, funcionário da empresa, pelos ambientes da mesma, encerrando os estudantes participaram de um coquetel.

Atividades extraclasse promovem o enriquecimento cultural e a socialização entre estudantes e professores, além de possibilitar a percepção da prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula como, o princípio da conservação de energia, as unidades de medida de energia, os mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL), a comercialização dos créditos de carbono e estratégias de desenvolvimento sustentável.

Após a visita os estudantes foram avaliados por intermédio de questionamentos a respeito da atividade realizada, os mesmos demonstraram ter assimilado as informações obtidas na visita à usina revelando que eventos como este são positivos e devem ser repetidos. 




quarta-feira, 15 de maio de 2013

No Núcleo IV - Santa Catarina e Rancho de Tábuas os alunos estão revisando a Redação Oficial - "Dificuldades mais frequentes na Língua Portuguesa"

Paralelamente, os alunos estão trabalhando Literatura em grupos, com a seguinte dinâmica: cada grupo faz a pesquisa dos referidos capítulos, bem como a Fase Literária, Autores, Obras, etc. Ao final, a devolutiva será apresentada pelos grupos em forma de teatro, poesia, filmes, documentários, entre outros.

Todo o suporte será dado pela professora Soni Cruz Schneider, no estudo da Literatura, enfatizando a relação entre o contexto histórico e cultural e os movimentos literários. Quando recebemos o impacto de uma obra literária, oral ou escrita, ele é devido à fusão inextricável da mensagem com a sua organização. 










Alunos do Ensino Médio - Núcleo IV da EMEF Itinerante Maria Alice Wolff Souza homenageiam suas Mães em atividade de reflexão nas aulas de filosofia.

Tendo como ponto de partida a leitura e discussão do texto "Mães Más" do autor Dr. Carlos Hecktheurer - médico psiquiatra - todos os alunos (as) das localidades de Santa Catarina e Rancho de Tábuas, realizaram a escrita de uma carta para suas respectivas mães biológicas ou mães de criação, sendo que alguns alunos escreveram para ambas.

A atividade foi realizada na área do conhecimento de filosofia, onde em folha específica previamente organizada pela professora Ivana Elena Michaltchuk, os alunos procuraram expressar os seus mais sinceros e íntimos sentimentos que permeiam as relações de filhos (as) e mães e que por vários motivos não são manifestados no cotidiano.

A condição imposta pela professora é que cada aluno (a) permanecesse ao lado da mãe no momento da entrega da carta e leitura da mesma.

Como devolutiva da atividade, foi realizada uma roda de conversa, onde cada aluno (a) narrou a experiência comportamental e emocional que vivenciaram, verbalizando as reações de ambas as partes e refletindo sobre as posturas adotadas. 




segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dia das Mães em Santa Terezinha do Salto


dia das mães - presentacion imagenes


No ultimo dia 09/05, os alunos do Ensino Fundamental da Localidade de Santa Terezinha do Salto juntamente com seus professores, prepararam uma tarde de homenagens para as mães.
O gestor da escola, prof. Antonio, esteve no local fazendo a abertura do evento.
Com quase 100% de presença, as mães puderam prestigiar uma música cantada pela profª Angelita juntamente com todos os alunos, um poema declamado pela profª Simone e  teatro apresentado por alguns alunos. Após, houve um agitado bingo com diversos prêmios e finalizando a tarde puderam saborear um delicioso café colonial.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Ótimo Dia do Trabalhador aos funcionários e alunos da Escola Itinerante


O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. 
Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Preparativos para o Dia das Mães

Na localidade de Rancho de Tábuas, os alunos do Ensino Fundamental, com o auxílio dos Professores, estão em ritmo acelerado na confecção dos presentes para o Dia da Mães, bem como, na organização da Homenagem.

Certamente as mães ficarão muito orgulhosas ao receber as lembranças feitas pelos próprios filhos!!

A comemoração do Dia das Mães na localidade de Rancho de Tábuas será no dia 09/05/13 (quinta feira) Até lá, ainda há muito trabalho pela frente...








sexta-feira, 19 de abril de 2013

A difícil tarefa de estudar e trabalhar no campo...


No último fim de semana, dia 13/04/13, o Jornal Correio Lageano publicou como matéria de capa, reportagem especial sobre a difícil tarefa de estudar no campo.

A repórter Suzani Rovaris e sua equipe acordaram cedinho e vivenciaram a rotina árdua de quem trabalha e de quem estuda no campo.
Visitaram a localidade de Rancho de Tábuas, uma das mais distantes atendidas pela Escola Itinerante, foram recepcionados com um delicioso café coletivo, e assim puderam conhecer as histórias de vida de professores e estudantes.

As aulas em Rancho de Tábuas e em outras localidades (exceto na Fazenda do Baú, Coxilha Rica, que possui uma unidade escolar) acontecem nos salões de Igrejas, dentro do mesmo espaço ocorrem as aulas do ensino fundamental e médio. “Cada turma fica em um canto do salão com seu respectivo professor, mas essa disposição não é sinônimo de bagunça. Pelo contrário, o ambiente é totalmente organizado”, observa Suzani na reportagem.

Essa organização se deve ao fato da atenção total dos alunos ao professor, cada turma foca nos ensinamentos de seu professor. Demonstrando assim, respeito mútuo, ética e partilha.

A dedicação dos professores e estudantes é reconhecida pelas notas do ENEM, tendo ficado na 3ª colocação no ano de 2012, superando escolas particulares e estaduais.

O resultado também é percebido quando os alunos terminam o ensino médio, a grande maioria continua seus estudos, inclusive nas áreas relacionadas a educação, voltando a fazer parte da equipe da Escola Itinerante na condição de professores.

Além das aulas regulares, os estudantes da escola Itinerante participam de atividades extracurriculares, inclusive com viagens a outras cidades, proporcionando o complemento de estudos.

Como tudo começou...

A reportagem realizou um breve histórico da escola, ressaltando o motivo do surgimento da escola no campo, primeiramente na localidade de Santa Terezinha do Salto, no início os alunos eram pessoas adultas, pais e mães de família, hoje em dia as turmas estão ajustadas às idades dos alunos, porém, é normal a presença de adultos estudando entre os jovens e adolescentes.
E assim mais um dia de trabalho se encerra no interior, cada um volta para suas casas, seus familiares, seus afazeres, e no dia seguinte todos madrugam outra vez. Esta é a realidade dura mas prazerosa da vida de quem estuda e trabalha no campo.