A Educação Ambiental vem sendo tratada de maneira multidisciplinar no ambiente escolar, de modo que todos os professores trabalham as questões ambientais no seu dia-a-dia.
A informática na educação trabalha de forma também voltada para um enfoque multidisciplinar, mas de maneira que apenas um professor auxilia no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos programáticos de todas as disciplinas inseridas na grade curricular do ensino fundamental, deste modo os estudantes aprendem na prática com os conteúdos aplicados.
A realidade vivenciada pela Escola Itinerante é diferenciada das Escolas localizadas na zona urbana, pois traz os dois lados da moeda, o estudante da zona rural consegue colocar em prática com maior facilidade conhecimentos adquiridos em uma aula de campo em Unidades de Conservação - UC, devido a terem em suas terras e região uma vasta Área de Preservação Permanente – APP e o aluno da zona urbana consegue colocar em prática conhecimentos adquiridos em programas de computadores e internet, muitos de nossos estudantes se quer possuem um computador em casa ou conhecem a internet.
Pensando nisso a Escola Itinerante propôs aos estudantes uma aula de campo que englobasse os dois quesitos, informática e meio ambiente, os estudantes da localidade de Morrinhos foram acompanhados pelos professores presentes na quinta feira 15 de julho à UNIPLAC e ao Parque Natural Municipal de Lages – PARNAMUL.
Na parte da manhã os alunos visitaram a, UNIPLAC, utilizaram um laboratório de informática e tiveram o prazer de navegar pela internet e conhecer o blog da escola,
na parte da tarde conheceram as instalações do PARNAMUL, tiveram uma mini palestra sobre Unidades de Conservação com o professor Jefferson e fizeram a trilha ecológica, num percurso de aproximadamente 1,5 Km.
Sem essa visita seria bem provável que alguns estudantes não tivessem conhecimentos sobre o blog da escola e sobre os princípios de preservação Ambiental.
Essa é a Escola Itinerante... sempre envolvida com o Meio Ambiente e a Informática na Educação.
Redator: Jefferson F. Santos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário